O conteúdo é o novo rei da internet

 Em Produção de conteúdo

Prover informações de qualidade deve ser uma das bases da produção de conteúdo na internet, seja para informar, educar, entreter ou esclarecer

Nas salas de aula dos cursos de Comunicação, a disciplina de Teoria da Comunicação costuma discutir o conceito Gatekeeper. No Jornalismo, fazendo uma alusão com uma redação, o gatekeeper seria o editor, a pessoa responsável por selecionar os conteúdos relevantes e a sua disposição no jornal, revista ou portal — se será uma manchete, uma nota ou uma matéria de pé de página.

Hoje em dia, o papel de gatekeeper está sendo substituído pelo leitor. Quantas matérias são produzidas pensando em ganhar cliques ou simplesmente chamar a atenção?

Se para o jornalismo é muito importante entender como usar esse novo critério noticioso, trata-se de algo ainda mais fundamental para a comunicação empresarial acertar em uma produção de conteúdo focada em resultados. E a grande pergunta é: qual o tipo de conteúdo buscado por seu público-alvo? Como se pretende engajá-lo?

Um caminho tortuoso

A produção de conteúdo de qualidade não é fácil. Exige esforço, tempo e experiência — e um pouco de sorte, por que não? Além das dificuldades naturais, existe uma forte concorrência na internet de milhares de pessoas que desenvolvem conteúdo gratuito simplesmente porque gostam. E, muitas vezes, são experts naquilo que escrevem ou criam, ganhando uma leva de seguidores.

O universo do entretenimento, por exemplo, costuma contar com grande colaboração, que é um dos aspectos mais interessantes — e buscados — da internet. Há um livro muito bacana sobre o assunto: A Cultura da Participação, de Clay Shirky. Recomendo a leitura! =)

Se as pessoas podem se tornar fonte de referência umas para as outras, por que uma empresa não pode usar o conteúdo como vantagem competitiva? Informar, educar, dar dicas, entreter, divertir, mostrar, esclarecer… É possível aproveitar os blogs e mídias sociais para tornar seu cliente ou fornecedor ainda mais próximo de sua empresa.

Exemplos de sucesso

Investir em conteúdo e engajar as pessoas é uma rota complicada, mas que vale a pena ser tentada. Há exemplos de sucesso em todo o mundo, que, com o passar do tempo, vão ganhando escala e se tornando referência. Um desses exemplos é o projeto Geração de Valor. São quase 2,5 milhões de curtidores no Facebook, acompanhando as dicas, conselhos e frases motivacionais do empresário Flavio Augusto, o fundador da escola de inglês Wise Up.

O que pode ter surgido com um viés simplesmente de apoiar os empreendedores conta com um grande projeto comercial por trás, com uma plataforma de conteúdo paga, a www.meusucesso.com.br, com cases e outras informações de empreendedores de sucesso. Ou seja, o conteúdo gerou ganho de imagem para Augusto e, possivelmente, aumento da venda de seus livros e a busca pelas informações de seu portal.

É muito provável que sua empresa tenha o que dizer e um público ávido por ouvir essas informações. O que você está esperando?

Postagens Recentes

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar